NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 167 dia(s)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARAPE RECEBE HONRARIA DO TCE E CONQUISTA O PRIMEIRO SELO AMBIENTAL DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO.

O desenvolvimento socioambiental é realizado na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente através do Projeto de Lei PFORMA

#MeioAmbiente Há 203 dia(s)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARAPE RECEBE O PRIMEIRO SELO AMBIENTAL DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Acarape, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente foi premiada com o "Selo TCE Ceará Sustentável 2023"

#AssistênciaSocial Há 219 dia(s)

VOTAÇÃO - CONSELHOS TUTELARES 2023

ROTAS DOS ÔNIBUS | VOTAÇÃO - CONSELHOS TUTELARES 2023

#AssistênciaSocial Há 288 dia(s)

Agora o CRAS também tem WhatsApp!

Agora o CRAS também tem WhatsApp!

#AssistênciaSocial Há 295 dia(s)

Abre inscrições para Curso de Depilação.

Curso Depilação Carga horária: 16h Documentos necessários: RG, CPF, Comprovante de E [...]

#AssistênciaSocial Há 295 dia(s)

Abre as inscrições para Curso de Manicure e Pedicure.

Curso Manicure e Pedicure Carga horária: 16h Documentos necessários: RG, CPF, Compr [...]

#AssistênciaSocial Há 309 dia(s)

Acarape terá 128 famílias contempladas!

O Governo do Estado do Ceará, lançou o programa Ceará Sem Fome, que tem como objetivo pr [...]

#Festa Há 316 dia(s)

1º Edição do Acarape Junino.

É com muita alegria que anunciamos o festival mais esperado do ano, a 1º Edição do Acara [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito